sábado, 25 de julho de 2015


"Virtude do Egoísmo no Satanismo”
Signifca explorar a idéia de que o Egoísmo deve ser compreendido e valorizado. As pessoas tendem a enxergar o Egoísmo como algo ruim para o homem e Ayn Rand apareceu para nos mostrar justamente o contrário.
O Objetivismo defende que não se deve sacrificar o próximo e nem a si mesmo. Isso é muito importante já que leva-se em conta que há a necessidade clara de não prejudicar a si mesmo quando você está em busca do benefício do próximo. Acho que todos já perceberam o quanto isso é evidente no Satanismo, certo?
Há também um ponto importante, que é a forma como o egoísmo deve ser enxergado em momentos de urgência.
Aproveito para falar da questão que envolve, dentro do Objetivismo, o “sacrifício” que se faz por um amigo ou para a pessoa amada.
“A virtude envolvida em ajudar aquele que se ama não é “abnegação” ou “sacrifício”, mas integridade. Integridade é lealdade para com as convicções que se tem. É a política de agir de acordo com os seus valores, de expressá-los, sustenta-los e traduzi-los na realidade prática”.
Não se faz sacrifício quando se ama, porque, nesses casos, você também o faz para satisfazer uma necessidade própria, que é o de ver a outra pessoa feliz. O desejo de ajudar a pessoa amada é um desejo egoísta, no sentido estrito da palavra. E isso não necessariamente é uma coisa ruim, certo?
Sua obra também trata dessa “mudança de conceito” onde se acreditava – e que muitos ainda acreditam – que aquilo que te dá prazer é um “desejo” e não uma “necessidade”. Para o Marketing essa certamente é uma definição plena. Entretanto, no contexto sociológico e psicológico existe, no mínimo, muita divergência e discussão acerca do tema.
Ela também chega a entrar em uma reflexão acerca do Comunismo, como sendo algo negativo à sua filosofia – mas, isso não fará parte da nossa discussão.
LaVey quis divulgar o Satanismo de outra forma. Ele preferiu a polêmica e os absurdos que eram passados adiante. Isso aumentava a visibilidade do Satanismo e garantia que os adeptos fossem pessoas sérias e que estudavam seus preceitos.
Não fosse LaVey e essa proposta, é bem pouco provável que o Satanismo sério estivesse sendo discutido nos dias atuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário