sábado, 30 de maio de 2015

Lendas e Histórias - Exu

A lenda de (um) Exu da Meia Noite
Conta that in SUA jornal Última Encarnação ELE foi hum rico barão, viveu em Santos.


Aos 40 anos, foi um Portugal Esposa PROCURAR UMA, that tinha 14 anos; casou-se com ELA.

Em SUA Noite de núpcias, uma moça NÃO sangrou Como ELE Esperava. Porem ELE sabiá Que era ELA virgem.
Contudo, ficou furioso com ISSO. Armou Uma cilada Pra Ela, dizendo that ELA tinha o traído.
Entao Ela fugiu com índios, that Sendo ELE parágrafo procura-la Chegou a matar Quase Uma tribo Inteira.
QUANDO ELE encontrou um, ELA tinha hum filho DELE.
Voltou a Ficar com ELA, DEPOIS de hum tempo, o filho DELE Morreu.
NÃO demorando Muito tempo, tiveram Outro filho, that Teve o MESMO destino do Outro, falecendo DEPOIS de Alguns ano.
He com remorso, Contou A História parágrafo SUA Esposa fazer that ELE tinha armado; ELA Novamente o largou.
Ele, Doente, foi Morrendo AOS poucos Em Cima de Uma cama; NÃO comia, Não tinha força * Sequer parágrafo se Levantar.
Morreu AOS poucos ...
Do Livro

Guardião da Meia Noite

 Conheça-te a ti MESMO

Conga firmado, Corrente mediúnica uma Postos e na consulência consulentes pegavam SUAS Senhas e se acomodavam Como podiam, pois Toda jornal Última sexta feira do Mês è sempre ASSIM, gira de Exu EO terreiro Enche tanto that muitos ficam de pé e formam fila Ate O Portão.
Na Expectativa de milagres fáceis OU MESMO POR achar that exu SEJA Uma especie de "Office-boy do além", muitos recorrem AOS terreiros solicitando Soluções emergenciais Às SUAS Tormentas.
O dirigente abre uma gira e APOS TODO ritual pertinente OS exus e pomba giras incorporam nsa médiuns e aguardam o atendimento Que Acontece Adiante ...
- Salve tu moça!
- O ... oi ... Bo ... boa noite ...
- Boa noite moça, é Sua Primeira vez POR estas bandas?
- Sim .
- SEJA vinda Bem.
- Obrigada!
- O QUE LHE Traz here ?,
- entao Exu, E Que meu Irmão Precisa separar da noiva ...
- ...
- Pois é, ELA Só Faz inferno na minha vida e sei that ELE Não É feliz, de ele abandonou a Família, eu moro com Ele e ELA ESTÁ tirando-o do seio familiar ...
- ...
- Bem, pensando Nisso E that Trouxe o RG DELE, Uma foto dela, Uma roupa dela e endereco DELE ...
- "Mais uma serpente revestida de santa" - meditou o exu.
- entao Exu? O QUE FARA parágrafo Livra-lo Desta piranha?
This Afirmação bastou Para Que o Exu se manifestasse.
- Certo moça Vamos Ler O Que Vejo here, Primeiro saiba that this that ESTÁ mulher com Seu Irmão o ama verdadeiramente Sendo igualmente correspondida, de ele jamais imaginou Sentimento e viver TAMANHO Nela encontrou o SENTIDO da Liberdade e Crescimento. Liberdade Porque Finalmente se livrará de Você, uma mulher encalhada e ressequida no Coração, that NÃO Acredita Não é amor, Não se Movimenta parágrafo change SUA Realidade, vive do Dinheiro Que ELE LHE Dá e acomodada com ESTA vidinha e medo de Perder Tudo Isto, Sente -se nenhum Direito de Ter o Seu Irmão Como legião parágrafo que nada MUDE SUA na vida de um Ponto de proporcionalidade se a encomendar um "feitiço" para desgraçar a vida DELE POR FIM e amarra-lo em Voce.
- Moça, ESTA E sinceramente Uma das Situações inusitadas Mais that Vivencio, Uma Irmã Querendo amarrar O Irmão, enquanto o that Uma seria normal, apaixonada Querendo prender o apaixonado. Pior E este Sentimento que te mover, covarde e inescrupuloso ...
A mulher JÁ EM prantos, reconhecendo o Erro Que cometera NÃO consegue pronunciar Uma Palavra Ao that o exu finaliza.
- Sendo ASSIM, ESTA Pegue roupa, fotos e demais Elementos, volte pra Sua Casa, OLHE nenhum espelho e se envergonhe de Ser O Que ESTÁ Sendo, se proponha a se mudar e trate Bem ESTA mulher Que Será uma companheira do Seu Irmão, tenha Nela SUA amiga Que jamais te desamparar IRA, as antes de dormir minério Ao Criador Pedindo Perdão POR envergonha-lo.
- desculpe .... Exu
- Leve ESTA vela, acenda when Sentir Vontade e LEMBRE-SE that Neste dia se deparou com hum ... Exu tenha Uma boa noite ...
- desculpe Exu .. .
Pois é Leitor, estas Situações São Mais Comuns fazer that parecem. Acredite, ESTA E Uma história verídica e Bem resumida Que narra o egoísmo humano, uma covardia EO julgo inversor de valores. Por vezes nsa deparamos com Situações Que NÃO NOS pertencem, avaliamos atitudes, alegrias, Tristezas e decisões das Pessoas nenhuma Nosso convívio sem that sejamos interpelados parágrafo ISSO, tomamos em Nossas Mãos o papel de juiz da vida alheia, promotor e executor de Tudo Aquilo Que NÃO nsa competição.
de: Não vou me ater em delongas e proponho A Voce Leitor, POR Algum momento se sentiu na História? Sobre Quem EO Que falaste nsa Últimos Dias? Rápido Você fala UO Escuta Mais?
Responda sinceramente estas Questões e Ao se Olhar nenhum espelho LEMBRE-se da frase Tão preconizada cabelo Pensador Sócrates:
- Conheça-te a ti MESMO. Perceba Como desen Agir e seja feliz. 
Rodrigo Queiroz






LENDA DE (UM) EXU CAVEIRA
Sou exu, assentado NAS Forças do Sagrado Omulu e soluçar SUA Irradiação divina Trabalho.
Fui Aceito cabelo Divino Trono e nomeado um Exu Mais ou Menos Dois milênios, DEPOIS de Minha jornal Última Passagem Pela terra, uma qua fui hum pecador miserável e desencarnei Amarrado Ao Ódio , buscando a Vingança, Dando vazas Ao Meu egoísmo, vaidade e de Todos os demais Vícios Humanos Que se POSSA Imaginar.
Fui senhor de hum povoado Que habitava uma beira do Grande Rio Sagrado. Nossa aldeia cultuava a Natureza e inocentemente Fazia oferendas cruéis de animais e Fetos Humanos. Até that Minha Própria mulher engravidou EO sumo sacerdote, decidiu that that uma semente crescia sem ventre de Minha amada, Devia Ser sacrificado, parágrafo acalmar o deus da Tempestade. Obviamente Eu Não permiti que tal infortúnio se abatesse Sobre Minha futura Família, comeu Porque se tratava do Meu primeiro filho. Mas Todo o meu esforço foi em vao. Em Uma Noite tempestuosa, Os Homens da aldeia Reunidos, invadiram Minha tenda silenciosamente, roubaram Minha Mulher ea violentaram, provocando Imediato aborto e com o feto fizeram uma Inútil Oferenda há DOS Poço Sacrificios. Meu peito se encheu de Ódio e eu nada fiz parágrafo conte-lo. Simplesmente e enquanto houve vida em MIM, eu matei hum Por Um dos algozes de Minha Esposa inclusive o tal sacerdote.
passei um NÃO CRER deuses Mais EM, pois o Sacrifício foi Inútil. Tanto that meu povoado sumiu da cara da terra, soterrado Pela areia, tamanha foi a Fúria da Tempestade. Derrepente O Que era rio Virou Areia EO Que Virou areia rio. Mas meu Ódio persistia. Em Meus Olhos havia sangue é Tudo o Que Eu quería era sangue. Sem perceber estava Sendo espiritualmente Influenciado Pelos Homens Que matei, Que se organizaram em trevosa Uma falange um Fim de me ver morto also. O sacerdote era o Líder. ENTÃO passei um Ser Vítima fazer Ódio Que semeei.
Sem morada e sem rumo, mas com hum tenebroso Exército de Homens odiosos, avançamos VARIAS contra Aldeias e povoados, aniquilando vidas inocentes e temerosamente assombrando Todo o Egito Antigo. ASSIM invadimos terras e Mais terras, manchamos como sagradas Águas do Nilo de sangue, bebíamos e nsa entregávamos Às depravações com Todas as Mulheres Que capturávamos. Foi horrivel Uma Aventura. Quanto Mais Ódio Eu Tinha, Maïs Eu queria ter. Se Eu Não PODIA ter Minha mulher, ENTÃO that Nenhum homem em parte Alguma poderia ter.
Entreguei-me um página Outros Homens, mas MESMO Ao ritmo violentava bruscamente as Mulheres. As Crianças, lamentavelmente NÓS matávamos sem piedade. Nosso rastro era de Ódio e Destruição completas. Até Que chegamos AOS Palacios de hum Majestoso faraó, that also despertava Muito Ódio em Alguns dos Mais INTERESSADOS em destruí-lo, pois OS mesmos NÃO concordavam com SUA OU RELIGIÃO Doutrina. Eis Que ENTÃO fomos pagos parágrafo Fazer o Que tínhamos prazer em Fazer, matar o faraó.
FOI ENTÃO decretada A Minha morte. Os Fiéis Soldados do Palácio, that Eram numerosos MUITO, nsa aniquilaram com Uma MESMA impiedade that tínhamos para- COM OS Outros. Quem com ferro fere, com ferro Será Ferido. Isto É Coube na Medida Exata parágrafo Conosco.
Para Parti o inferno. Mas Não falo do Inferno Ao qua OS Leitores estao acostumados a Ouvir NAS lendas das Religiões efêmeras Que pregam Por aí. O inferno que me refiro um E o inferno da Própria Consciência. Este sim E Implacável. Vendo meu Corpo inerte, atingido cabelo golpe de espada Uma, e sangrando, Não consegui Compreender O Que estava acontecendo. Mas o sangue jorrava Que me fez recordar-me de Todas As minhas atrocidades. Olhei TODO O Espaço Ao Meu Redor É Tudo O Que vi were PESSOAS Mortas. Tudo se transformou derrepente. De Todos os Espaços ERAM preenchidos com Corpos imundos e fétidos, caveiras e Mais caveiras se aproximavam e se afastavam. Naquele Êxtase, cai derrotado. Nao sei Quanto ritmo fiquei ali, inerte e Chorando, vendo TODO Aquele horror.
Tudo era sangue, um fogo ardia Terrível Em Mim e ISSO AINDA Maïs era cruel. Minha Consciência se fechou em si MESMA. O medo se apossou de MIM, NÃO Já era mais eu, mas sim o peso de Meus Erros que me condenava. Nada eu pódios Fazer. Como gargalhadas vinham de fora e atingiam Meus sentidos Bem Lá no Fundo. O medo aumentava e eu chorava Cada Vez Mais. Lá estava eu, derrotado Absolutamente Por Mim MESMO, cabelo meu Ódio Cada Vez Mais SEM SENTIDO. Onde estava o amor Com que eu construí meu povoado? Onde estavam Meus companheiros? Minha querida Esposa? Todos me abandonaram. Nada Mais havia um Ser NÃO choro e ranger de DENTES.
Reduzi-me um hum verme, Jogado nas Trevas de Minha Própria Consciência e SOMENTE Quem tem uma outorga parágrafo ENTRAR Nesta Escuridão E that PODE avaliar O Que Estou dizendo, Porque E indescritível. Recordar de Tudo Isto Hoje Já Não Me Traz Mais dor Alguma, pois eu aprendi Muito Deste Episódio triste de minha vida espiritual.
Por Longos ano eu vaguei Nesta imensidão Escura, pisoteado Pelos Meus Inimigos, comeu O Fim das Minhas Forças. Já NÃO havia suspiro Mais, Nem lágrimas, NEM Ódio, de amor nem, enfim Nada que se Pudesse Sentir. Fui esgotado Até A Última gota de sangue, tornei-me hum verme. E na Minha Condição de verme, eu consegui num arroubo de Último Minha vil Consciência PEDIR socorro a Alguém que Pudesse me Ajudar. Eis Que ENTÃO, DEPOIS de Muito clamar, surgiu hum Alguém que Veio um Tirar-me dali, MESMO ASSIM arrastado. Recordo-me that estava atado um hum cavalo Enorme e negro EO Que o cavaleiro montava assemelhava-se um guerreiro hum, Não Menos cruel fazer fui que.
DEPOIS de longa jornada, fui Alojado Sobre Uma pedra. Ali me alimentaram e cuidaram de Mim com desvelo incompreensível. Sera que ouviram Meus apelos? Perguntava-me Intimamente.
Sim claro, senão estaria AINDA Lá naquele inferno, RESPONDIA-me a MIM MESMO. Cale-se e APROVEITE o alvitre Que Vosso Pai vos concedeu. - Disse Uma voz vinda Não Sei de Onde. O Que Eu Não compreendi foi ELE Como havia me Ouvido, JA Que Eu Não Disse Palavra Alguma, APENAS pensei, mas de ele ouviu. Calei-me POR completo.
Por Longos Longos ano e fiquei Naquela pedra, semelhante a hum leito, comeu Que meu "corpo" se refez e eu pude Levantar-me Novamente. Apresentou-se ENTÃO o meu salvador. Um nobre cavaleiro, armado Até OS DENTES. Carregava hum Enorme tridente cravado de rubis flamejantes. Seu Enorme era porte. Longa capa negra cobria o dorso do Padrão, mas Eu Não consegui ver Seu Rosto. De: Não tente me Olhar imbecil, o dia que te Veres, um Veras MIM, here Porque todos somos Iguais.
Disse o homem em tom severo. Meu Corpo tremia e Eu Não conseguia Conter, Minha Voz Nao Saia e eu Olhava Baixo, resignando-me perante SUAS Ordens.
- Fui ordenado a conduzir-LHE e tenho-te Como escravo. Deves-me obedecer se Quiser NÃO retornar Aquele antro de loucos Que estavas. Siga Minhas INSTRUÇÕES COM Atenção e eu LHE Darei Trabalho e comida. Desobedeça e sofrerás o castigo merecido.
- Posso saber Seu nome, nobre senhor?
- Por enquanto Não, não Certo ritmo eu revelarei, ágora cale-se, Vamos ao Nosso Primeiro Trabalho.
- Esta Bem. Segui o homem. He um cavalo e eu Corría Atrás DELE, Como hum serviçal. Vagamos POR aqueles Lugares sujos e realizamos varias Tarefas juntos. Aprendi a manusear armas, como que me were Dadas DEPOIS de Muito tempo. Aos poucos meu amor Pela Criação foi renascendo. Como VARIAS Lições que me were Passadas me faziam perceber a importancia daqueles Trabalhos não inferior astral. Gradativamente fui galgando OS Degraus Daquele Mistério com fidelidade e carinho.
ganhei uma Confiança de meu chefe e de SEUS Superiores. Fui posto a prova e fui Aprovado. Logo aprendi uma volitar e Plasmar como Coisas que quería. Were ano e ano de Aprendizado. Nao sei Contar o ritmo da terra, mas asseguro that Menos de cem ano Não foram.
FOI ENTÃO that NUMA Assembléia repleta de Homens Iguais Ao Meu chefe, eu fui oficialmente nomeado Exu. Nela eu me apresentei Ao Senhor Omulu e Ao trono divino, assumindo como Responsabilidades that TODO Exu DEVE assumir se Quiser Ser exu.
- Amor a Deus e As leis SUAS;
- Amor à Criação do Pai eA Todas quanto SUAS Criaturas;
- Fidelidade Acima de Tudo;
- Compreensão e Estudo, parágrafo julgar com um DEVIDA Sabedoria;
- Obedecer como Regras do embaixo, Assim Como como fazer encima;
. E algumas Otras Regras Que Não Me foi Permitido citar, dada a importancia that ELAS TEM Para Todos OS Exus
A principio trabalhei na Falange de meu chefe, POR Gratidão e simpatia. Mas logotipo surgiu-me a necessidade de ter Minha Própria falange, visto Que OS Escravos that capturei Já ERAM em grande Número. Por ESTA MESMA Época, Aquele Antigo sacerdote, fazer meu povoado, Lembram-se? Pois é, ELE reencarnou em terras Africanas e Minha Esposa Deveria Ser uma Esposa DELE, Para Que a lei se cumprisse. Vendo o panorama do Quadro Que se formou, solicitei imediatamente Uma Audiência com o Divino e com Omulu O Senhor Ogum - MEGE e pedi that intercedessem Para Que eu Pudesse Ser o Guardião de meu Antigo algoz. Meu PEDIDO foi atendido. Se Eu Fosse Bem sucedido poderia ter uma falange Minha. ASSIM assumi um Esquerda fazer sacerdote, Que, na aldeia em Que Nasceu, foi Preparado desde menino Para Ser o Babalorixá, em substituição Ao Seu pai de sangue. A Filha do babalaô Minha era ex-Esposa e estava prometida Ao Seu Antigo algoz. ASSIM SE desenvolveu uma trama that POS FIM As Nossas Diferenças. Minha ex-mulher deu uma luz um Vinte e Quatro Filhos e todos they were criados com o devido cuidado. Muito Trabalho UE tiva Naquela aldeia. Até that como invasões e como Capturas EO Comércio de negros PARA O ocidente se fizeram. Os Trabalhos redobraram, pois tínhamos that Conter Toda a revolta e Ódio Que emanava dos Escravos Africanos, Presos AOS porões dos Navios Negreiros.
Mas meu protegido Já estava Velho e foi poupado, porem SEUS Filhos Não, todos were escravizados. Mas era uma lei e ELA Deveria Ser cumprida.
DEPOIS de Muito tempo Uma Ordem Veio fazer encima: de Todos os guardiões devem se preparar, Novos assentamentos Serao Necessários, Uma nova RELIGIÃO Iria nascer, o Que parágrafo NÓS era em breve, pois NÃO SEI SE perceberam, mas o ritmo espiritual E diferente do material de ritmo. Preparamo-nos, nsa do conforme foi ordenado. Até that um inaugurada foi Sagrada Umbanda. Entao eu fui nomeado Guardião à Esquerda do Sagrado Omulu e ENTÃO pude assumir Minha falange, meu grau e Meus Degraus. Novamente assumi uma Obrigação de conduzir meu Antigo algoz, that today Já está há encima, Feito meritóriamente alcançado, devido a todos OS Trabalhos e Sacrificios Feitos em favor da Umbanda e do bem.
Hoje, Aqui não embaixo, Comando falange umaa dos Exus e Caveira SOMENTE Apos muitos e muitos ano eu pude ver Minha cara em Um espelho e notei Que Ela É igual à de meu tutor querido o Grande Senhor Exu Tatá Caveira, AO qua devo Muito Respeito e carinho. NÃO confundam Exu Caveira, com Exu Tatá Caveira, Os Trabalhos São semelhantes, mas OS Mistérios São Diferentes. Tatá Caveira trabalha nsa sete campos da fé; Exu Caveira trabalha nsa Mistérios da Geração na calunga, Porque è la que a vida se Transforma, Dando lugar à Geração de Otras vidas. Onde há Infidelidade OU desrespeito parágrafo com a Geração da vida OU AOS SEUS semelhantes, Exu Caveira Atua, desvitalizando e conduzindo não Correto Caminho, Para Que caiam NÃO NAS Presas doloridas e impiedosas, pois NÃO Desejo um ninguem hum décimo fazer that passei. Se Vossos Atos FOREM bons e louváveis ​​perante uma Geração e Ao Pai Maior, ENTÃO vitalizamos e Damos forma a todos OS Desejos de QUALQUÉR hum Que Queira usufruir dos Benefícios dos Meus Mistérios. De QUALQUÉR Maneira, o amor impera, sim o amor, e Por Que Exu NÃO PODE FALAR de amor? Ora se foi cabelo de amor Que TODO Exu foi salvo, ENTÃO o amor é bom EO Respeito a de ele conserva-nos no Caminho. Este è o meu Mistério. Em Qualquer Lugar da calunga, pratique com amor e Respeito A SUA RELIGIÃO, pois Exu Caveira abomina traição e Infidelidade, como, POR Exemplo, o aborto, Isto Não É Por Mim tolerado e de Todos os that praticam tal ato E ENTÃO Condenado a viver soluço como hostes Severas de meu Mistério.
PECA O Que Quiser com fé, e com fé lhes trarei, pois de Todos os Exus Caveira São Fiéis AOS SEUS médiuns e àqueles Que nsa procuram.
Um falange de Exus Caveira Pertence à falange Tatá Caveira fazer Grande, OS Posso citar demais NÃO, APENAS falo fazer meu Mistério, pois DELE eu tenho Conhecimento e Licença para abrir o that Acho necessary e básico PARA O Vosso Aprendizado, Ao Quanto Mais, busquem com Vossos Exus Pessoais, that São grandes amigos de SEUS Filhos e certamente Orientar saberão com carinho Sobre vossas Dúvidas. Mais uma Mais, se hum Exu de Minha falange consegue vencer atraves de Seu médium OU protegido, ELE automáticamente alcança o Direito de fazer Sair embaixo e galgar OS Degraus da Evolução em Otras Esferas.
Que o Divino Pai Maior POSSA lhes abençoar e that uma Lei Maior eA Justiça Divina lhes considerem como bênçãos de Melhores dias.
Com carinho
Exu Caveira. 


José Augusto Barboza.





Lenda de hum Exú Marabo
                Exu Marabo DA CARREIRA DO FIM A KIUMBA E SEU CAVALO!

Exu Marabô ESTÁ em terra. Os poucos Filhos Que acompanham Aquele terreiro vibram com SUA Presença. Na Assistência algumas PESSOAS ansiosas aguardam parágrafo Serem atendidas. O Exu ri, dança, bebe desenfreadamente.
Atende Uma filha da Casa recém-casada. Fala Pará uma filha Tomar cuidado com o Marido, pois ELE vai trai-la em breve. Um Moça desespera-se. ENTÃO ELE passa Uma longa lista para Realizar O Trabalho salvador. Sabe Que Já plantou uma semente irreversível da desconfiança nenhuma casal Jovem. Na Assistência hum Pequeno Empresário Aguarda atendimento. O Exú Diz Que uma firma NÃO falirá, parágrafo ISSO Precisa de vultuosa Quantia em Dinheiro parágrafo Trabalho urgente. Chega um médium Uma vez de, filha de Outro terreiro, that visita Pela Primeira vez a casa. Mais uma vez o compadre NÃO SE Faz de Rogado. Diz um parágrafo Pequena Sair do terreiro that frequenta, pois ELE Segundo a mãe de santo NÃO entende nada Sobre Umbanda. E vai ELE ASSIM Plantando uma discordia, a desunião, a dor.
Sempre Que PODE humilha publicamente Os Filhos da Casa.
Os Dias Passam novidades SEM.
O Que ninguem ali imagina E that POR Trás daquela Entidade Que se Diz Chamar Marabô, Esta escondido hum Enorme quiúmba. Aproveitando-se fazer Fato fazer tal pai de santo Ser pessoa leiga, gananciosa e Totalmente despreparado, ELE domina o médium mental, fazer incauto. Diverte-se com uma angústia dos Outros. Sempre Que PODE Põe o pai de santo enrascadas EM (cheques sem fundos, golpes that São descobertos constantemente, brigas e desunião em Família). E o pai de santo Não Tem Algum escrúpulos em USAR o Nome de hum grande e respeitado Exú de Lei. Ao contrario, o FICA EM feliz sabre that EAo poucos vai minando a Credibilidade fazer Verdadeiro Marabô. O Exú raciocina that O Dia em Que como trapalhadas colocarão Tudo a perder e ELE Simplesmente abandonará o falso pai de santo Própria à sorte. Não Será O Primeiro NEM O Último Que ELE abandonará. Afinal PENSA o quiúmba, Não fóruns ELE AINDA that médium novo, desenvolvendo, resolveu dar mistificar parágrafo Uma abreviada No processo mediúnico de Desenvolvimento? NÃO FORA TAMBÉM POR Conta Própria Que o médium abandonara o terreiro de SUA mãe-de-santo, sem ter preparo Algum? Sem FALAR that enquanto Esteve Lá, desrespeitava OS ensinamentos da Casa, zombava dos Irmãos de santo, dava golpes em Tantos médiuns that muitos pediram Até SUA expulsão da Casa? Pois ENTÃO ELE MESMO fóruns Que atraiu o quiúmba e Sendo ASSIM ESSA sociedade duraria Até Quando fosse Possível.
O Ser fazer umbral negativa Ganhando Energia, achincalhando Marabô, EO falso pai de santo Ganhando Dinheiro. O quiúmba also aproveitava parágrafo trazer em terra SEUS falangeiros, Que se aproveitam dos médiuns titubeantes da Casa.
Hoje é dia de gira, não atabaque o atabaqueiro Já está devidamente bêbado e soluço Influência DOS asseclas fazer quiúmba. As Filhas e Filhos da Casa CEGOS em SUA fé e soluço forte Malefica Energia, São capazes de aceitar QUALQUÉR Loucura realizadas ali. O falso Marabô ESTÁ feliz, JA olhou a Assistência Antes de incorporar.
Notou algumas PESSOAS NÃO LHE that despertaram Interesse.
Algumas Mulheres velhas e sem Dinheiro, um homem Que tambem nao Traz Dinheiro Algum. Vai se divertir com enguias. Pronto Já está em terra!
Atende a Assistência Como de costume, diverte-se com angústias, medos como sistema operacional, como dores daquelas Pobres almas.
Chega uma vez Que homem estava na Assistência fazer, de ele adentra de Maneira lenta. . O quiúmba NÃO LHE Dá à minima Atenção
Um Erro fatal.
Pois ASSIM Que o homem FICA Frente a Frente com o Ser fazer algo inusitado umbral Acontece: O Homem Incorpora, solta Uma gargalhada jovial e desafiadora. Alguns médiuns não Alguns terreiro that mistificavam OU recebiam asseclas fazer quiúmba convenientemente "desincorporam".
O atabaqueiro de Tão bêbado, acaba POR CAIR Ao lado do tambor.
A Assistência NÃO entende O Que se passa.
O quiúmba entende, mas parágrafo Ele e tarde demais .
Por Estar INCORPORADO ELE Não Tem tanta desenvoltura Como gostaria Nesse momento crucial. ESTA assim, Já Que OS covardes that o seguiam fugiram dali.
Um Verdadeiro Marabô ESTÁ ali Diante DELE e Avança em SUA Direção.
Sem congá como velas começam a queimar uma cortina Que protege o altar.
Na Cafua uma pinga aquecida Pelas velas also se incendeia .
A Assistência Percebe Que algo Muito Errado ESTÁ acontecendo e fogem todos.
Antes o Verdadeiro Marabô se vira parágrafo enguias e Mostra o Quanto were tolos em se deixar enganar. Fala Que devem PROCURAR Ajuda, mas em terreiros serios aonde se pratica a Caridade, o amor eA União. Mostra o Quanto were Usados.
O quiúmba protesta, mas E Inútil, uma máscara Caiu Já.
Marabô NÃO ESTÁ ASSIM, SUA falange e muitos Exus de Lei estao adentrando nenhum falso terreiro.
O quiúmba E capturado e levado PARA O Reino de Exú, Onde pagará caro Pela insolência.
O falso pai de santo ESTÁ Entregue a Própria sorte.
Como chamas consomem o terreiro velozmente.
Ao Chegar como Primeiras viaturas do Corpo de Bombeiro o oficial de plantão presencia Uma cena jamais esquecerá that: No Meio das chamas o pai de E santo tragado cabelo fogo e desencarna Diante dos Olhos Do atônito bombeiro.
Uma risada se Faz Ouvir. Marabô gargalha Satisfeito do Lado Outro. Apesar das chamas o bombeiro Sente hum frio Que LHE percorre a espinha. O terreiro eo "pai de santo" cinzas viram.
Justiça foi Feita.
Saravá Senhor Marabô !!!

   


Mais uma lenda de (um) Exu Marabô
O reino estava desolado Pela súbita Doença that acometera uma rainha. Apos dia dia, uma soberana definhava Sobre a cama e nada parecia haver Mais Que Pudesse Ser Feito Para restituir-LHE a Saúde.
O rei, Totalmente apaixonado Pela mulher, JA Tentara de Tudo, gastara vultosas somas Pagando Longas Viagens parágrafo OS Médicos dos Recantos Mais longínquos e Nenhum DELES fóruns Capaz de Descobrir Sequer era qua uma enfermidade that roubava a vida da Jovem.
Um dia, cabisbaixo Sentado na sala do trono, foi Informado that havia hum negro Querendo FALAR COM ELE Sobre a Doença fatídica that rondava O Palacio. Apesar de Totalmente incrédulo Quanto a novidades Sobre O Caso pediu that o trouxessem A SUA Presença. Ficou impressionado com o porte do Homem Que se apresentou. Negro, muito alto e forte, Vestia trajes nada apropriados parágrafo Uma Audiencia Real, APENAS Uma especie de toalha negra envolta nsa Quadris e hum colar de Ossos de animais Ao Pescoço. - Meu nome e Perostino majestade. E sei Qual o mal atinge Nossa rainha. Leve-me Até curarei ELA ea.
A Dúvida envolveu O Monarca Pensamentos EM desordenados. Como um homem Que tinha Toda a aparencia de hum feiticeiro OU OU rezador fosse la O Que fosse Iria Conseguir O Que Os Mais graduados Médicos NÃO conseguiram?
Mas o Desejo de ver SUA amada curada foi Maior Que o preconceito eo Negro foi levado Ao Quarto reais . Durante Três Dias e Três Noites permaneceu No Quarto Pedindo Ervas, pedras, animais e Toda especie de materiais Naturais.
Todos julgavam não ISSO Uma loucura Palacio. Como o rei pódios expor SUA mulher um hum treatment claramente rudimentar Como Aquele? No entanto, nenhum dia in-quarto, uma rainha levantou-se e passear Saiu um Pelos Gramados Como se nada houvesse acontecido.
O casal ficou Tão feliz cabelo milagre acontecido Que fizeram de Perostino um homem rico e de Todos os Casos de Doença nenhuma Palácio, um Partir dai ERAM encaminhados a ELE that a todos curava. Sua fama Correu cabelo reino eo Negro Tornou-se Uma especie de amuleto parágrafo Os Reis.
Logo surgiram comments Que ELE seria hum Primeiro ministro that agradaria a todos, apesar de sua cor e Origem, Que ninguem conhecia.
Ao Tomar Conhecimento Desse Fato O Rei indignou-se, ELE tinha Muita Gratidão cabelo homem, Autoridade mas Torna-lo? ISSO Nunca!
Chamou-o a SUA Presença e pediu that de ele se retirasse do Palácio, pois Já era NÃO Mais necessary ali.
O Ódio Tomou Conta da alma de Perostino e imediatamente começou a arquitetar hum plano. Disse humildemente that Iria embora, Mas que gostaria de PARTICIPAR de hum Último Jantar com uma Família real.
Contente POR haver conseguido se livrar do incomodo, o rei aceitou o trato e marcou o Jantar parágrafo Aquela Noite MESMA.
Sem Que ninguem percebesse, colocou Perostino hum veneno fortíssimo na comida that seria servida e, Durante o Jantar, Os Reis caíram Mortos Sobre a mesa soluçar O Olhar malévolo de Seu algoz.
Sabendo Que Seu crime seria Descoberto fugiu embrenhando-se do nas matas.
Arrependeu-se Muito when Caiu em si , mas SEUS Últimos dias were Pesados ​​e duros Pela dor da Consciência Que LHE pesava.
Um ano DEPOIS dos acontecimentos narrados here deixou o Corpo carnal vitimado Por uma Doença Que LHE cobriu de feridas.
Muitos ano were Necessários Para Que Seu Espírito Encontra-se o Caminho de qua si Dedica comeu Hoje.
DEPOIS de Aprendizado FOI MUITO encaminhado para- das UMA Linhas de Trabalho do Exu Marabô Hoje e comeu, when em terra, como aprecia Bebidas Finas EO luxo Ao Qual foi acostumado naquele reino distante.
Tornou-se hum Espírito serio e compenetrado Que Atende a todos com Atenção e Respeito.
Saravá o Sr. Marabô! Obs .: A Falange fazer Exu Marabô E POR formada inúmeros falangeiros that levam Seu nome e ESTA E APENAS Uma das MUITAS Histórias that they TEM parágrafo nsa Contar.









UMA HISTÓRIA PARA VOCÊ - De (um) Exu Sete Encruzilhada das Almas

A noite convidava à festa,
sorrisos ósmio pairavam no ar,
Os Olhos percorriam a Vida                          
E como se faziam brilhar Estrelas.


Tudo era alegria
Naquele dia QUALQUÉR ....
Eu havia LHE Feito Promessas,
Eu havia dado LHE PRESENTES ...
Mas Não contava Que a felicidade
Tivesse hum Preço Tão ardente!


A bela tentou me avisar,
Correndo Pela ladeira ...
Mas, Chegou tarde, um pobre,
Pois Já era Feita uma Colheita!


FOI NAS quebradas da Noite,
la pras bandas do Tuití .. .


Como e Bebidas como gargalhadas
Criavam Imagens berrantes
QUANDO o alvoroço Chegou,
Dando FIM Ao som da música
Que naquele instante Parou!


O infeliz mau amado,
Ferido no Seu Orgulho
De homem, de fera, de alma carente,
Lançou-me na Escuridão
Feito hum bicho Doente!
O golpe desferido um MIM
AINDA Com punhal pulsa
E AINDA Lembro da Noite,
Que Mais Sozinho fiquei,
Olhando-me sem entendre,
Meu Corpo frio, escondido,
Servindo de alimento
vermes Pará OS, apodrecer!


Um Tocaia fazer destino
Cumpriu -se não ardor Seu,
nao sei Bem Quem desferiu
A Primeira garrafada ...
Porem, Caindo, cambaleando,
AINDA zonzo, entendi:  - Eis-me um Derradeira hora,
Eis Que Chega o meu FIM ...! 

Embora a dor me pungisse O Corpo,
Queimando-me como entranhas,
AINDA Puder reter Os Olhos
Naquele pobre infeliz,
porem, senti pena Mais de Mim ...  - Deus do Céu! O Que Eu fiz ?! 
AINDA Lembro do olhar
de Um amigo assustado,
O Único uma Chorar o pranto
da Minha triste despedida,
Que volto um Encontrar nenhum tempo,
Feito Alma, minha amiga!


A rua se fez deserta
No Morro do Tuití.
de: Não se soube fazer indigente
Que ali Teve Seu Fim!


Mas que engano Tão irônico,
Lá estava eu a penar
E NEM MESMO Outro infeliz,
Que eu Pudesse Abraçar ...


Fiquei nd Escuridão das Trevas,
O Que Chamam de Umbral,
E NÃO SEI POR Quanto Tempo
Eu paguei meu cabelo mal!


Até Que Um Dia, Deus louvado,
Uma luz se acendeu,
Em meu Caminho solitário,
Uma alma intercedeu!


Estendeu uma SUA MAO,
Num gesto protetor,
Tirando-me das trevas
E me Dando Seu galeria.


Ao anjo que me salvou
APOS Tantas preces pedidas,
O meu obrigado feliz,
A Minha eterna amizade,
Adeus como trevas e Ao medo,
Bendigo, Hoje, Seu nome:  ! Meu Amigo e Irmão Alfredo 
Hoje na Minha lida,
De Ajudar e servir,
Lição tiro da vida,
Daquela that perdi ... de: Não Fazer mal a si MESMO,
Muito Menos Ao Seu Irmão,
Pois como se ajustam Contas,
do Lado Outro que PORTÃO! 

Faço versos não Astral,
Como humilde versejador,
Canto como frases that repito
Para quem VEM perguntar,
POIS HOJE SOU Exu Pequenino
de Na ansia de Ajudar,
seguindo O Pai Maior
Nenhum Seu Gesto de amar!


E SOU 7 Encruza Por Que jurei
7 vezes 7 mil, Perdoar
um Toda e QUALQUÉR punhalada
Que venha me magoar!
E sou das Almas ,.
sou Pois Uma Alma,
Num Caminhar eterno,
Em Direção à Luz,
soluço o manto de Pai Oxalá


Sete Encruzilhadas das Almas

   





 História de (um) Exú Morcego
Em hum castelo, inteiramente de pedra, mal cuidado e ISOLADO No Meio de Uma floresta, típico daqueles pertencentes Ao feudo Europeu, vivia um homem branco e corpulento, trajando Uma surrada roupa, provavelmente os antes pertencente a hum guarda-roupa fino.
Percebia-se Desgaste causado o cabelo Passar do Tempo, pois carregava AINDA Uma grossa e rica Corrente de Ouro de bom quilate, com hum crucifixo Enorme fazer material de MESMO cobiçado. Parecia viver na solidão, muito embora não vivessem castelo Vários serviçais.
Na torre do Castelo, As Janelas Fechadas were com pedra, e so Pequenas Frestas were Feitas nenhuma alto das paredes. A luz NÃO PODIA ENTRAR. A torre paredes NÃO tinha Internas, Formando Uma Enorme sala, com pesada mesa de madeira tosca, tendão Como Iluminação Dois castiçais de Um Só vela Cada. Ao lado da tênue luz das velas, Livros se espalhavam Sobre a mesa, Exibindo Ser Aquele homem estudioso e hum Que algo buscava na literatura.
De Braços Abertos, com hum capuz preto cobrindo SUA Cabeça, emitia Estranhos e finos filhos, Tentando Descobrir O Segredo da conhecida Sagrada Arte.
Pelas Frestas da torre, entravam e saiam Voando Vários morcegos com OS Quais ELE procurava Inspiração e Força Para atingir SUA conquista. Por quê? Nao sei. A Idéia e como Razões ERAM da Estranha figura. Parecia um homem de fino trato, transfigurado na Fixação de atingir hum Poder Que NÃO LHE pertencia.
Seu nome era Guland, Hoje, de ele trabalha Como Guardião do Vale dos Suicidas e Já Teve Seu Corpo perispiritual muuuuuito deformado POR SUAS sucessivas vidas interrompidas das Mais Diversas Formas, e exatamente POR ISSO levei Mais de quatro anos, com o Trabalho de sucessivas incorporações NAS LINHAS de Esquerda, Entregas e rezas Para Que ELE perdesse Seu Aspecto deforme, Quase animalesco e voltasse Seu Aspecto humano. Gouland, este senhor alquimista TEM muitos Mistérios e Segredos, mas Nenhum DELES causaram tanta Admiração e Respeito Quanto SUA linhagem de Atuação, INCORPORADO não terreiro Como o querido mas temido Exu Morcego. Ele e hum exu nervoso, anti-social, Não É Muito de prosa mas when Faz Algum tipo de Trabalho Como ELE MESMO Diz "vai buscar Voando" e sempre cumpre com O Que Diz.


O AMIGO
Sob hum clarão de luz, caminhe Adiante, com Força e com Vontade. Os percalços da vida de são jogados Ao Leu, parágrafo se Superar A Caminho do Céu! A Presença de Um amigo e Tao do bom de se Sentir ... eu te acompanho, eu te ajudo, É Só Você Não desistir! A dos Guias Presença eA Confiança não that Fazem e Tao do Importante Quanto o ar Que se respira. Basta APENAS UMAS coisinhas, Fe e Confiança. Compreensão nenhuma Acontece que. Depois da Tempestade VEM um Bonança. Nunca abaixe a UO Cabeça desanime No Caminho, JA Contou QUANTOS amigos tem? Tem eu e muitos TEM Outros, malandrinho ... Me Chamam de "Cláudio", mas sou um "Irmão de Jornada", Mais Um Espírito nas Estradas da vida. Cada degrau, Cada Passada, è sempre Uma Experiência Vivida um sor. Sou o amigo dos idos Passados. TEMOS UM Dividas com O Outro, fóruns uma grande amizade conquistada a duras penas, that NÃO se esvai com facilidade. Basta Coragem e alegria parágrafo vivermos em harmonia. Persistência e postura parágrafo subir Lá NAS Alturas. DEPOIS Olhar Para Baixo e ver quanta Coisa passamos juntos e unidos, Formando Uma bela amizade, num laço de fraternidade. QUANDO pensava me conhecer de Pouco, JA te acompanhava a Caminhada. A Hora Certa nsa fez hum Outro Ao conhecer. DEPOIS sem perceber, Gostar, apreciar ... com Defeitos e acertos, MESMO ASSIM me ama, FALAR fazer meu Modo de Ser, that Gösta e NÃO reclama. Bela é Sua Conduta, agradeço o amor Por Mim, pois na Luta MESMA, ASSIM subiremos Semper. Muito Trabalho e POR ISSO me alegro. De: Não se esqueça, amigo, that MESMO No Meio da festa, estou a trabalhar Há, ajudando a quem de Precisa dessas Águas se banhar, de hum jeito Ou de Outro, da Maneira Que Convém. Você Me Ajuda a subir, a me elevar, pois ENTÃO, tomo-me Como Exemplo pra SUA Cabeça NÃO baixar. Se Eu Não quero Parar, Não vai Ser rápido você that vai estancar. De: Não viemos here e ágora parágrafo estacionar e sim nsa elevarmos a quem de nsa Guia e comanda! Tomara, Deus, Que Eu POSSA te Ajudar com essas Pequenas Palavras a ditar. Na Minha Mais pura ignorancia, espero mandar parágrafo rápido você hum momento de paz e alegria, trazendo A Voce uma harmonia Desejada interior. Rápido Você me da uma chance de Ser Alguém e se Depender de Mim, Não vai Parar na estrada sem luz. Pois Graças a Jesus, uma Oportunidade de felicidade em Nossa jornada E dada a todos, sem deixar uma luz that that AH AV embora! Amigo é chave Palavra. Como ESSA rápido Você tem muitos here, Não Deixe nsa Chupando o dedo, POR simples medo. O medo EO escuro se supera. Caminhe com luz e altivez, Como hum Caboclo de luz e Elevação. Mais embaixo Estou eu, cobrindo com LHE como Forças que tenho, parágrafo SUA Mais breve Ascensão. Espero ter ajudado ... se rápido Você tem lágrimas nsa Olhos, tambem tenho. ISSO e Sinal Que valeu e Confirma a União. Caminhe com Deus eA Nossa jornada eStara sempre Livre e iluminada cabelo Cristo. Com amor de hum amigo ... Seu Guardião Claudio
Psicografia enviada Ao
Pai Pequeno Julio,
nenhum ano de 1994
 

 A lenda de (um) Exú Capa Preta
  O Ônibus estava Lotado, Eu Não conseguia VE-la, mas sabiá Que estava Lá. PODIA senti-la, captava SUA angustia, indecisão sua, e Acima de Tudo Seu medo. Ela NÃO estava assim, alem de Mim, vi Outros that a acompanhavam. Eram de Outra Faixa vibratória, pertenciam Ao Passado.
Tentavam ENVOLVE-la com Energia Uma densa e pegajosa. Sempre Que faziam ISSO ELA ficava Mais nervosa e also Mais decidida. Eu via sistema operacional, mas ELES NÃO me notavam. à Medida Que o Ônibus avançava Pelas Ruas Centrais Mais e Mais PESSOAS entravam. Todos apressados ​​parágrafo Chegar em Casa. O coletivo Corría em Direção a periferia da Cidade. Ela Lá ESTA, Meio deslocada, Olhava com insistência hum Pedaço de papel. Ali em SUAS Mãos o endereco that Segundo ELA mudaria Seu destino. Ato contínuo Ela toca a campainha, o Ônibus para, descemos ... Aqueles Que um acompanham, vibram, ELA ESTA na iminência de servir Como instrumento na Vingança that planejam há Muito tempo. Vibram com tanto odio Que Ela enfureceu-se Consigo MESMA.
Como se deixara Envolver POR Aquele rapaz? Tinha that resolvedor ISSO imediatamente e TRATAR de Seguir SUA vida, sem that SEUS pais soubessem. Ela Verifica o Número anotado, ESTA Perto. Chega a casa humilde uma, Como Todas quanto Otras ali no bairro. Toca a campainha E Atendida Por uma senhora that executara o Serviço. A mulher uma Rapidamente Analisa, JA vira MUITAS Iguais uma ELA, Não Tem ritmo parágrafo Conversa Fiada.
Pede-LHE O DINHEIRO e manda that ESPERE, Duas existem POIs Mulheres na frente dela. Ela senta-se e Aguarda. Eu tenho that Agir Rápido. Vibro Minha espada sem ar, e Os Seres trevosos that a acompanham estarrecem ante Minha Presença. Fatalmente they me notam, ágora correm OU OU me enfrentam. Decidem sabiamente Pela Primeira Opção, SAEM da Casa, mas ficam do Lado de Fora, Tentando contatar Outros that PODEM vir Ajudá-los. Aproveito parágrafo me Aproximar dela. Envolvo-a Minha capa com, ELA se acalma, Por Um instante, sugestionada Por Mim e titubeia. Já Não Tem Certeza se desen Continuar. Eu vibro em Seu parágrafo mentais that Saia dali VA Tomar hum ar fresco Lá Fora. Ela me Atende. QUANDO Chega, AINDA envolvida Por minha capa, Torna-se Invisível parágrafo OS that a acompanham. Tenho que me materializar. Ela assusta-se Ao me ver, Tenta gritar NÃO consegue, Tenta voltar para Dentro da Casa, mas eu impeço um. Chamo-a pelo nome, digo-LHE Que NÃO DEVE me temer, falo that Venho em paz. Tenho Uma Missão: Evitar Que ELA FAÇA o aborto. NÃO DEVE impedir Aquele Espírito de vir ao Mundo. Pouco importa se a Concepção fóruns fruto de Uma Aventura. DEVE vir Deixa-lo.
Será hum menino, Veio do Passado parágrafo Cumprir Missão uma, ELA NÃO DEVE abortá-lo. Sei Que SEUS pais NÃO aprovarão um Gravidez, mas me comprometo a acalmá-los e faze-los aceitar. Ela chora, Não entende Como PODE Estar Ouvindo Aquilo. Falo com tanta firmeza Que Ela Quer saber quem sou. Digo-LHE que me Chamam de Exu Capa Preta, sou um Guardião, protegerei O Menino Que ELA Carrega nenhum ventre. Estarei Ao lado DELE a vida Toda, acompanhando-o, guiando-o e protegendo-o. Portanto ELE NÃO DEVE temer. Chorando Ela consente, parágrafo Avança uma rua, toma hum Ônibus e Retorna Para Casa. Protejo-a Durante a Gravidez, o menino nasce forte e Saudável, Cresce sem sobressaltos Como prometi. Sempre Que Acho conveniente deixo-o que me Veja, AOS poucos vou me Apresentando. Hoje ELE ESTA feliz, acabara de amigos Completar 18 anos.Seus comemoram a Festiva de dados. Movido Pela Curiosidade o rapaz resolve conhecer hum terreiro de Umbanda. Estou ansioso, Chegou meu grande dia! He Chega, senta na Assistência. Lá Dentro Uma gira de Exu. Eu Já me entendi com o Exu chefe da Casa, somos bem vindos. QUANDO ELE Entra parágrafo Tomar hum passe com linda Pomba Gira eu tomo-LHE à frente e incorporo. Abraço uma moça com carinho, JA nsa conhecemos de longa dados, fumo, bebo, canto. Daqui Frente para haverei de incorporar sempre that necessary. E ASSIM foi. He desenvolveu, abriu Seu Proprio terreiro, cumpre com amor e carinho SUA Missão. De Minha parte NÃO o abandono Nunca. Estou sempre disposto e feliz. 



Salve Sr. Exu da Capa Preta

Por Casso Ribeiro






Conversando Sobre Exu

Dizem Que Exu é homem serio, carrasco, Espírito sem compaixão Alguma. Muitos Falam Que Nem MESMO Sentimento essas Entidades têmMuitos temem Exu, relacionando-o com o Diabo OU COM Algum dessesmonstros cavernosos that uma mente humana E Capaz De CRIAR.
Bem ... dia Desses, nenhum santo do campo de meu pai Omulu, o Cemitério, vialgo inusitado, que me fez Pensar ...
Um Desses Exus Caveiras, that apresentam ESSA forma plasmada comomeio de Ligação à Falange uma pertencem that, chorava Sobre hum túmulo. Discretamente, ISSO devo Dizer. Afinal, OS Caveiras, em SUA maioria, São de Natureza recatada e Introspectiva. Mas chorava sim.
Engraçado Pensar nessa Situação, Não É MESMO? ELE peloserros chorava do Passado, chorava POR uma pessoa um that amava Muito, mas Queja Não Tem Mais POR Perto. Claro, SABE Que ninguem morre, mas asaudade EO remorso apertavam Fundo Seu Coração.
ISSO Acontece Muito nenhum plano espiritual, Onde, MUITAS vezes, Laços OS rompidos São Paulo, devido Às Diferenças vibratórias. Na Verdade, ELES NÃO se rompem, mas APENAS se afrouxam hum pouco ...
Mas, Voltando à Nossa História, fiquei pensando Muito Sobre Aquela Visão. Pensei Que ninguem acreditaria Em Mim, se eu contasseesse "causo" uma Alguém. Afinal, Exu é homem Acima do bem e do mal, Exu Não Tem Sentimento, Exu Não Chora ...
E aqueles Pará, ENTÃO, that endeusam "seu" Exu, pensando Ser ELE hum grande Guardião, Espírito da Mais Alta elite espiritual, Espírito corajoso, medos SEM, violento guerreiro das trevas. Acaba Que, na Umbanda, Exu assumir hum Arquetipo, or mito, tao supra-humano, that, MUITAS vezes, Deixa de Ser Apenas o Mais humano da Própria Umbanda.
Arquetipo esse, diga-se de Passagem, muito diferente do Orixá Exu, o parágrafo base de Arquetipo uma Formação do that chamamos de Linha de Esquerda Dentro do ritual de Umbanda.
É, eu Acho Que TODO Exu chora. Assim Como eu e Você also. Todo Mundo chora, Todos POIs TEMOS dores, remorsos e Tristezas. ISSO e humano. Mas, Voltando Ao Campo Santo ...
Logo DEPOIS vi Outro Exu, Vestindo Uma longa capa preta, Aproximar-se do triste amigo Caveira. O Que Não Sei conversaram, pois NÃO NÃO ouvie estava apto a ler OS SEUS Pensamentos. Mas Uma Coisa Certa E: Os Dois Sairam um gargalhar Muito
Engraçado ... Como PODE E que? Estava Chorando Até ágora e, de Repente, sai rindo, de Uma hora pra Outra? -. Pensei, contrariado
Fiquei Alguns dias refletindo Sobre ISSO e cheguei um CONCLUSÃO UMA.
Um dos principais Característica de todo Exu E o Seu bom-humor. Afinal, MESMO em Situações complicadas Muito, ELES TEM sempre Uma boa gargalhada parágrafo dar. Na Situação Pior, MESMO Que de forma sarcastica, enguias se divertem. ELES PODEM escrever Certo POR Linhas tortas, Errado POR Linhas retas, Errado POR Linhas tortas, or sei lá o quê Mais, mas Uma Coisa Certa E:. VAO escrever gargalhando
Admiro ESSE Aspecto de Exu. Tem Gente que, de tanto trabalhar Há com Exu, Torna-se serio, faz "cara de mau", vive reclamando da vida, Além de tornar-se hum grande juiz.
Uma Verdade e Que Nunca vi Exu reclamar de nada, NEM julgar ninguem . Pelo contrario, o O Que Vejo E Exu nsa ensinar um NÃO reclamar da vida, pois TEM Gente que passa POR Coisa Muito Pior EO Faz com honra e ... bom-humor!
Vejo also that Exu NÃO julga ninguem. Afinal, Quem é ELE, OU Melhor, Quem somos nós julgarmos parágrafo Alguém? Exu Ensina Que O Que NÓS Muito condenamos, Assim o fazemos Porque ISSO nsa incomoda. E SABE POR QUE? Porque Tudo Que condenamos Aparece em Nós, os antes de aparecer nsa Outros.
Por ISSO NÃO Exu Gosta de falso pregador, Que vive dizendo AOS Outros Como devem Agir, vive dizendo o Que É Certo, vive alertando OS Outros contra a vaidade, vive julgando, mas, não dia a dia, como Pouco Aplica Regras that impõe para- Outros OS. O Mundo ESTÁ Cheio DELES. E Exu SORRI QUANDO Encontra hum Desses. Mais Frente para enguias Serao engolidos POR si mesmos. Pela Própria sombra. Mas Exu ri Porque NÃO FICA feliz com ISSO. Muito cabelo Contrário. He Até Sente POR Aquela pessoa, mas that Já NÃO Dá pra Fazer Outra Coisa, O melhor MESMO E sorrir, Não É?
O Certo E that uma Linha de Exu nsa coloca frente a frente com o Inimigo! Mas here NÃO Estamos Falando de Nenhum "kiumba", assediador OU obsessor, de mas sim de nos mesmos. O Que Eu Já vi de médium perdendo a compostura when "INCORPORADO" com Exu, Não É brincadeira. Muitos colocam SUAS angústias parágrafo fóruns; Outros, Medos e inseguranças SEUS; muitos, SEUS Complexos de inferioridade. Tudo ISSO Exu permite, Para Que a pessoa perceba o Quanto E complicada e enrolada naquele SENTIDO da vida.
Mas dizem Que o Pior cego E Aquele Que NÃO Quer ver ... E o Que Tem de Gente que NÃO Quer enxergar OS PROPRIOS Defeitos. .. Aí NÃO resta Outra Opção parágrafo Exu, um NÃO Ser sorrir e sorrir MESMO QUANDO NÓS nsa Damos mal.
Mas, AINDA Falando dos Múltiplos Aspectos contraditórios de Exu, pois Ele e um Contradição em pessoa, devo relatar here Mais uma Experiência Surpreendente Sobre a Natureza SUA.
Dia Desses, DEPOIS de um "pesado Trabalho de Esquerda", fiquei refletindo Sobre algumas Coisas. E sempre que faço ISSO, algo Estranho Acontece.
Nesse Trabalho, muitos kiumbas, espíritos assediadores, obsessores, eguns, OU SEJA qua para o Nome Que queiram dar, were recolhidos e encaminhados Pelas falanges de Exu that estavam PRESENTES. Sabe Como é ... na Umbanda, a gente pega NÃO hum Livro pesado e comeca a doutrinar OS espíritos "desregrados da seara bendita". A gente Entra com a Energia, com uma mediunidade e com OS Sentimentos bacanas, deixando o Encaminhamento ea "doutrinação" Desses amigos Mais Revoltados NAS Mãos dos Guias Espirituais.
Esse Trabalho foi complicado. Muitos, na Expressão popular, estavam "demandando o grupo", OU SEJA, estavam perseguindo Nosso Grupo de Trabalho e Assistência espiritual, pois tinham Objetivos e finalidades Diversas e Opostas.
ninguem tinha arriado hum ebó na encruzilhada contra a gente. Eram atuações vindas de inteligências Opostas Ao Trabalho proposto e atraídas Pelas "Brechas vibratórias" de NOSSOS PROPRIOS Sentimentos e Pensamentos.
Mas que na Umbanda AINDA SE PENSA Que tudo de Errado E culpa de Algum ebó na encruzilhada, ISSO É Verdade ...
Bom, O Que sei E that, Alguns dias DEPOIS, Durante A Noite, enquanto eu dormia, Alguém me Levou Até Um Estranho lugar. Eu estava projetado, desdobrado, desprendido do Corpo físico, OU QUALQUÉR Outro Nome that VOCÊS queiram dar. Fenômeno ESSE Muito estudado POR Diversas Culturas espiritualistas do Mundo. Fenômeno ESSE Muito Comum also Dentro da Umbanda, mas Pouco estudado. Afinal, muitos pensam that Umbanda E "só incorporar" os Guias e, de Preferência, de forma inconsciente! Sei, sei ... Olha Exu gargalhando Novamente!
Nesse local, muitos espíritos ERAM levados Até MIM e eu projetava Energias de cura parágrafo enguias. Vi VARIAS PESSOAS projetadas sem ambiente, inclusive Próxima gente Muito, faça grupo. Alguns hum conscientes Pouco, Outros Completamente inconscientes. Mas o Importante era um Energia Mais densa Que vinha cabelo cordão de prata e that auxiliava nenhum treatment daqueles Irmãos sofredores.
Por Quanto ritmo fiquei la Nao sei, JA Que uma Noção de Tempo e Espaço e Muito diferente nenhum plano astral. O QUE E sei that, in Um certo momento, um Exu, that tomava Conta do Ambiente, Veio conversar Comigo:
- Esta vendo Quanto Espírito a gente tem "Pego" daquelas reunioes Que Fazem VOCÊS? - Perguntou Ele.
- Nossa, QUANTOS! Muito Mais do Que Eu pódios Imaginar.
- E ISSO NÃO E nada, comparado AOS milhares that chegam, Diariamente, "MUITAS das casas" Dos Guardiões da Umbanda, espalhadas cabelo Brasil.
- Puxa !, mas ISSO e Sinal Que o Pessoal anda Trabalhando Bem, Não É MESMO?
- Hahahaha, mas rápido Você é idiota hum MESMO, né? Desde when Fazer ISSO e hum bom Trabalho? Milhares chegam, mas SABEM QUANTOS SAEM daqui? Poucos! A maioria also parágrafo servir como falanges de Exu. O Grande Problema E OS that médiuns de Umbanda Pouco OU nada cuidam dos that here ficam precisando de Ajuda.
- Nossa Missão Aqui e Transformar OS Antigos Valores Desses espíritos, MESMO Que seja atraves da dor. Mas, Disso DEPOIS, curados muitos precisam Ser, Tratados. E, Dessa parte, umbandistas OS NÃO NEM Querem saber!
- Ah, eu AINDA Pego o maldito that that disseminou Umbanda então sirva parágrafo Cortar magias negras e resolver Dificuldades materiais. Voces Adoram FALAR de amor e Caridade, mas Quase ninguem se Lembra de vir Até here Cuidar Desses espíritos that VOCÊS mesmos Mandam parágrafo cá.
- E NÃO SABEM that muitos Como Fazer ISSO, amigo! - Tentei eu umbandistas defensor OS.
- Claro Que NÃO SABEM! Só se preocupam em "cortar Demandas", combater feitiços e Destruir "Demônios das Trevas". Grandes Guerreiros! Mas nada Fazem sem OS Vossos Exus, parecendo Mais Grandes Bebês chorões, Querendo brincar de guerra!
- LEMBRE-se bem. Todos that A Mão Esquerda derrubar Terao de subir Pela Mão Direita. Essa E a Lei. Comecem a se conscientizar de that Ninguém Aqui Gosta de ver o Sofrimento alheio. Comecem a ter Uma Visão Mais Ampla fazer universo espiritual e da forma Como um Umbanda se relaciona com Ele.
- Dediquem-se Mais uma cessos that São encaminhados nsa Trabalhos Espirituais. Orem ELES POR, façam Uma Vibração POR ELES, tratem-nsa com uma luz das velas e do Coração. Busquem Conhecimento e Uma forma de auxilia-los.
- Quero ver se Amanhã, Quando Você Não agüentar Mais o chicote e NÃO figado ninguem parágrafo LHE estender a mao, se achar rápido Você vai tao "glamoroso" ESSE ciclo infernal de Demandas, perseguições emagias negativas . ISSO É Só here sujeira, Ódio, desgraça e tristeza. Poucos Tem Coragem de pousar Os Olhos Sobre essas paragens sombrias.
- É, ISSO É Verdade. Muitos Falam, mas poucos conhecem Realmente uma Verdadeira Situação do astral inferior, à Qual a Umbanda e Toda a Humanidade ESTÁ ligada, Não É MESMO?
- Hahaha, comeu Que Você Não e Tao do idiota! Olha, vou dar hum jeito de Você se Lembrar Dessa Conversa Toda Ao Acordar. Veja se escreve ISSO OS SEUS parágrafo amigos umbandistas! E pare de reclamar da vida. Quer melhorar? Trabalhe mais!
- Esta Certo, Seu Exu Ganga. Só Uma coisa mais. Um dia Desses li num Livro that Ganga E UMA falange relacionada AO "lixo". Mas Você se apresenta Como hum negro e, a julgar POR cessos facões NAS SUAS Mãos, Acho que nada TEM a ver com ... Lixo
- Lixo é esse Livro that rápido Você Andou lendo! Ganga E UMA corruptela do termo Nganga, faça tronco lingüístico bantu. Quer Dizer "o mestre", Aquele Que domina algo. O termo foi USADO POR muitos, desde Sacerdotes Até mestres na arte da Caça, da guerra, da magia, etc. Algo parecido com o Kimbanda, mas ESSE Mais Relacionado diretamenteà cura e à Prática de Mbanda. A Linha de Exus Ganga E POR formada Antigos Sacerdotes e Guerreiros negros. É Isso! Veja se Queima uma porcaria do Livro Onde você leu ESSA besteira de "lixo" ...
Pouca Coisa Lembro DEPOIS Disso.
Despertei não Físico Corpo, era madrugada e fui dormir NÃO Mais.
Agora Estou acabando de escrever Esse texto, Onde juntei Duas Experiências Sobre os Exus. Não Sei Porque fiz ISSO, TALVEZ cabelo carater desmitificador da SUA figura.
Para FALAR A Verdade, essas Duas Histórias São Diferentes Bem.
Primeiro hum Exu que Chora, SORRI e Ensina o bom-humor, o autoconhecimento EO NÃO Julgamento. DEPOIS UM Exu Que se preocupacom o Pessoal "la de Baixo".
Diferente, principalmente daquilo that Estamos acostumados a Ouvir Dentro do Meio umbandista. TALVEZ Exu esteja Mudando. TALVEZ Nós, médiuns e umbandistas, estejamos Mudando. TALVEZ uma Umbanda esteja Mudando.
Ou, SABE quem, a Umbanda e Os Exus sempre were ASSIM, nºs E that NÃO compreendemos Direito Aquilo Que ESTÁ Muito Perto de Nós, mas, AO MESMO tempo, e Tao do diferente.
Dizem Que o Pior cego E Aquele Que NÃO Quer ver ...
(Fernando Sepe)
                                       
                                                LENDA - ORIXÁ EXU
Como todos SABEM exu sempre foi ranzinza e encrenqueiro, Adorava provocar Confusões e Fazia brincadeiras that deixavam a todos confusos e irritados. Certa Manhã acordou desalentado, afinal Quem era ELE? NÃO Fazia nada, Não tinha Poder Algum, perambulava Pelo Mundo sem ter QUALQUÉR Motivação. ISSO NÃO estava Correto. De Todos os orixás trabalhavam e tinham Muito SEUS campos de Atuação Bem definidos e Pará ELE nada fóruns reservado. Essa injustiça ELE NÃO Iria tolerar. Arrumou hum Pequeno alforje e colocou o pé no Mundo. Iria Ate O Orun exigir explicações. DEPOIS de Muito andar, Finalmente Chegou Ao Palácio de Olorun. Tudo Fechado. Dirigiu-se AOS guardas do Portão e exigiu Uma Audiência com o soberano. ELES riram Muito. Quem era Aquele infeliz parágrafo vir ali e exigir QUALQUÉR Coisa. Exu ficou enfurecido NEM OS guardas daquela porcaria de Palacio o respeitavam. Passou a gritar impropérios ENTÃO o contra grande criador. Imediatamente foi preso e Jogado em Uma cela Onde ficou imaginando Como Sair daquela Situação. Já estava Arrependido de ter vindo, Mas Não daria o Braço um torcer. Iniciou Novamente uma gritaria e tanto Barulho fez that Olorun decidisse FALAR COM ELE. Exu explicou O Que o trazia ali, falou da injustiça Que se achava vitima e exigiu Uma Compensação. Pacientemente O Pai da Criação explicou Que Todos Os orixás ERAM serios e compenetrados, Mas que ELE, Exu, Só quería saber de Confusões e brincadeiras. Entao Como ousava tentar se igualar AOS companheiros? Que fosse embora e NÃO o aborrecesse Mais. ASSIM Era? NÃO prestava para nada? Era guerra? Resolveu Fazer O Que Mais sabiá. Comer! Todos sabiam de SUA fome incontrolável desde o nascimento. Desceu fazer Orun e começou a atacar OS Reinos dos orixás. Comeu como matas de Oxóssi. Bebeu os Rios de Oxum. OS DENTES Palitou Com Os Raios de Xangô. O mar de Iemanjá era Muito grande e ELE foi Bebendo AOS poucos. A terra Tornou-se árida e Prestes a Acabar. Por Conta Disso de Todos os orixás correram Ao Desespero Palácio completo em. Exu foi imediatamente preso e arrastado Novamente Ate O Orun, desta vez, porem, Sentia-se vitorioso. Exigiu Ser TRATADO com Respeito e assumir Um Lugar nenhum panteão divino. Se ASSIM NÃO fosse, nada devolveria e comeria o restante do Mundo. Feita foi ENTÃO Uma Reunião Para se resolver o Grande Problema. Olorun NÃO poderia julgar Sozinho, todos that ali estavam tinham Muito a perder. DEPOIS de Muita DISCUSSÃO chegaram a hum consensus. Exu seria o mensageiro de todos enguias, o terreno Contato between OS Homens e deuses OS. He gostou, mas AINDA perguntou: - E vou Morrer de fome? - Nova Discussão. Decidiram ENTÃO Que Todos Os orixás that recebessem oferendas entregariam Uma parte uma ELE. Exu Saiu Satisfeito, ágora sim tinha uma importancia that merecia, desceu cantarolando e devolvendo cabelo Caminho Tudo Que tinha comido. E a paz voltou a terra, mas ficou o recado: Com Exu NINGUEM PODE!
   
Lenda de Tata Caveira (UMA das lendas)
Tatá Caveira e Um exu, SEJA OU, Uma Entidade Que trabalha na Umbanda, atraves da incorporação de médiuns. 
Antes de Ser Uma Entidade, Tatá Caveira viveu na terra física, Assim Como todos nos. Acreditamos Que Nasceu em 670 DC, e viveu Até dezembro de 698, sem Egito, or de a Acordo com a Própria Entidade "Na minha terra sagrada, na beira do Rio Grande". Seu nome era Próculo, de Origem Romana, Dado em homenagem Ao chefe da Guarda Romana Naquela Época. Próculo vivia em Uma aldeia, Fazendo parte de Uma Família Bastante humilde. Durante Toda SUA vida, batalhou Para Crescer e acumular riquezas, principalmente na forma de cabras, camelôs e terras. Naquela Época, parágrafo ter era uma mulher necessary compra-la fazer pai OU responsavel, e era um ESTA Motivação Que Levou Próculo a batalhar tanto cabelo Crescimento Financeiro. Próculo viveu de Fato Uma grande paixão Por uma moça that fóruns Criada Junto com ELE desde Pequeno , amiga Como UMA. Porem, o SUA cautela o fez acumular Muita Riqueza, pois NÃO quería correr o Risco de ver Seu Desejo de União recusado cabelo pai da moça. O destino pregou Uma PEÇA amarga em Próculo, pois Seu Irmão de sangue, sabendo da intenção that Próculo tinha com Relação à moça, foi PEÇA chave de Uma Traição Muito sepultura. Justamente when Próculo conseguiu Adquirir Mais da Metade da aldeia Onde Viviam, estando ASSIM seguro que ninguem poderia oferecer Maior Quantia Pela moça, foi apunhalado Pelas costas cabelo Seu Proprio Irmão, Que Comprou-a Horas antes. De Fato, uma moça foi comprada na Noite anterior A Manhã that Próculo intencionava concretizar Seu PEDIDO. Ao saber fazer ocorrido, ficou extremamente magoado Próculo com Seu Irmão, porem o respeitou cabelo Fato sor sangue do Seu sangue. Seu Irmão, apesar de Mais Velho, era Muito invejoso e possuía NÃO NEM Metade da Riqueza that Próculo havia Acumulado.









A aldeia era de Próculo rica e Próspera, e Isto É trazia Muita inveja aldeias vizinhas um. Certo dia, Uma aldeia Próxima, muito Maior em habitantes, porem com Menos riquezas, POR Ser afastada do Rio Nilo, começou a ter SUA Atenção voltada para à aldeia de Próculo. Uma guerra Teve Início. A aldeia de Próculo foi invadida repentinamente, e pegou de Todos os habitantes de Surpresa. Estando em inferioridade numérica, were todos Mortos, restando 49 SOMENTE PESSOAS. Estes 49 Sobreviventes, Revoltados, se Uniram e partiram parágrafo um Vingança, invadindo a aldeia inimiga, Onde estavam Mulheres e Crianças. MUITAS PESSOAS inocentes were Mortas Neste ato de Raiva e Ódio. No entanto, devido à inferioridade numérica, logotipo were todos cercados e capturados. Próculo, Assim Como SEUS companheiros, foi Queimado vivo. No entanto, a dor Maior Que Próculo sentiu "não foi um fazer fogo, mas um do Coração", Pela traição Que sofreu fazer Proprio Irmão, Que ágora queimava Ao Seu Lado. This foi A Origem dos 49 exus da Linha de Caveira, constítuida . Por Todos OS Homens e Mulheres Que naquele dia desencarnaram Entre OS exus da Linha de Caveira, existem: Tatá Caveira, João Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), Quebra-Osso, Outros Entre muitos. Por Motivo de Respeito, Não Será Indicado here qua exu da Linha de Caveira foi o Irmão de Tatá enquanto vivo.









Como Entidade, o Chefe-de-falange Tatá Caveira E MUITO incompreendido, e TEM poucos cavalos. São Raros OS médiuns that o incorporam, pois TEM fama de bravo e rabugento. No entanto, Diversos médiuns incorporam exus de SUA falange. Tatá E brincalhão, AO MESMO ritmo serio e austero. QUANDO fala algo, O Faz com firmeza e Nunca na Dúvida. Tem temperamento inconstante, se Apresentando ora alegre, ora nervoso, ora calmo, ora apressado, POR ISSO e dado POR muitos Como louco. No entanto, Tatá Caveira E extremamente leal e amigo, Sendo Até hum pouco ciumento. Fidelidade E UMA de SUAS characteristics Mais marcantes, POR ISSO MESMO NÃO Tatá perdoa traição e Valoriza Muito um Verdadeira amizade. Consideră das uma Pior traições uma traição de hum amigo. Em MUITAS Literaturas de e criticado, e São tão poucas como PESSOAS Que Tem uma Oportunidade de conhecer um Fundo Tatá Chefe-de-falange. O cavalo demora a Adquirir Confiança e Intimidade com este exu, pois E posto um ritmo Tudo prova o. No entanto, Uma Vez amigo de Tatá Caveira, TEM-SE UM amigo para o resto da vida. Nesta enviar um e em Otras evoluções.











Nenhum comentário:

Postar um comentário