Pirronismo
Provavelmente poucos já ouviram falar nesse tipo de ceticismo. Sim, Pirronismo é uma espécie de Vertente do ceticismo; uma linha filosófica não adotada por muitos. O pensamento pirronico considera probabilidade; o que não pode ser provado não pode ser desprovado. Eles crêem mais no que "os olhos podem ver". A principal frase deles é: Nada pode ser conhecido, nem mesmo isto.
Pirronismo é tão pouco conhecido que o trexo que há na Internet explicando basicamente o que ele é, é este:
"Os cépticos pirrónicos negam assentimento a proposições não imediatamente evidentes e permanecem num estado de inquirição perpétua. Por exemplo, pirrónicos afirmam que uma falta de provas não constitui prova do oposto, e que essa falta de crença é profundamente diferente de uma descrença activa. Ao invés de descrer em Deus, poderes psíquicos etc., baseados na falta de evidências de tais coisas, pirrónicos reconhecem que não podemos estar certos de que evidências novas não possam aparecer no futuro, de modo que eles mantém-se abertos em sua pesquisa. Também questionam o saber estabelecido, e vêem o dogmatismo como uma doença da mente.”
O estudo mais aprofundado dessa filosofia provavelmente pode ser emcontrados em livros específicos que - provavelmente - não são muito conhecidos também. Confesso que não me aprofundei nos estudos, porém conheci essa filosofia recentemente e quis apenas passar o que havia entendido para vocês. E desculpem a falta de posts, ando meio doente e sem cabeça pra escrever Emoticon unsure Logo logo voltarei com tudo u.u
Nenhum comentário:
Postar um comentário