quarta-feira, 24 de junho de 2015



  Tudo tem a ver com tudo"
Um conceito importante é o da unidade de todas as coisas em um outro plano, mais sutil, no qual trabalham os Místicos e os Magos. Esse campo, conhecido por alguns como Plano Astral, corresponde, em linhas gerais, a um conceito moderno de inconsciente coletivo, embora englobe muitas outras derivações. Outro dado importante, e que também extrapola os limites do inconsciente coletivo, é o de que nesse "mundo" os Magos se encontram, convivem e até duelam.
O que é magia?
Magia, imagem e imaginação: A noção de que todos os seres e coisas da natureza integram um todo articulado e coerente entre si, nos traz o terceiro conceito essencial para que se compreenda o que é a Magia: A lei da analogia. Esta Lei Mágica nos propõe que tudo no mundo possui um valor simbólico natural, intrínseco.
Assim, por analogia:
Para os Magos, o dol no universo.
O coração para o homem.
O leão entre os animais.
O ouro entre os metais.
O diamante entre as pedras.
Expressam uma energia semelhante, cada um em seu reino.
Essa concepção deriva da relação entre o Microcosmo (o Ser Humano) e o Macrocosmo, pela qual o Homem representa no plano físico todas as Potências Espirituais. Assim, cada um é um universo único, singular, mas possui de forma potencial todos os poderes do Cosmo e da própria Divindade.
Além dessas, outra lei universalmente reconhecida entre os Magos de todos os tempos é a de que é imprescindível optar por uma das Forças: da luz ou das trevas. Mesmo nos raros casos em que a dualidade sobrexiste, há sempre uma tendência predominante, persistindo um antagonismo inevitável.
Apenas hoje em dia começaram a surgir, pelo influxo de novas concepções filosóficas, escolas mágicas que propõem a unificação das duas Forças, numa visão não dualista da Existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário